Regras de etiqueta, de modo geral, servem para alinhar formas de conduta que são esperadas das pessoas em determinadas situações para garantir que todos estejam em harmonia, certo? E aí você deve estar pensando: mas o que seria a etiqueta no surfe?

Lá, o conceito não é diferente. Com o crescente aumento de pessoas interessadas na prática do surfe fez com que houvesse um aumento grande no número de praticantes do esportes nos mares e, com isso, a etiqueta do surfe se mostra cada vez mais importante. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

O que é a etiqueta do surfe?

De forma simplificada, a etiqueta do surfe é um conjunto com regras e alinhamentos para garantir que todas as pessoas envolvidas no esporte convivam de maneira harmônica, podendo aproveitar ao máximo o esporte de maneira justa, e se divertir sem invadir o espaço do outro.

Quando todos os atletas seguem os fundamentos da etiqueta do surfe, todos saem ganhando. A seguir, veja quais regras e orientações estão incluídas nessa etiqueta.

Qual é a etiqueta do surfe?

Respeitar a prioridade

Uma onda não consegue abraçar vários surfistas de uma vez, não é mesmo? Por isso, a etiqueta do surfe estabelece que o surfista que estiver mais próximo da onda é aquele que terá prioridade nela. Por isso, nem pense em querer furar fila e passar na frente. Respeite a etiqueta.

Não dropinar

Dropinar é o termo usado para especificar quando um surfista “entra” na onda de outro atleta, atrapalhando a manobra do colega. Essa prática é negativa e pode prejudicar muito o desempenho do surfista, por isso, não dropinar também é uma das regras da etiqueta.

Não reme próximo a outros surfistas

Escolha o seu local de manobra e permaneça nele. Não reme próximo de surfistas que estão aguardando para entrar em uma onda, pois você também pode prejudicá-los, assim como no tópico anterior. Da mesma forma, não tente chegar e furar fila para entrar em uma conta que algum colega já está aguardando.

Não largue a sua prancha

Tenha controle sobre a sua prancha, seja evitando de largá-la quando uma onda quebrar na sua frente e você resolver mergulhar, ou mesmo largá-la sem querer quando você sofrer uma queda. Faça o máximo possível para manter a sua prancha junto de você e tenha sempre em mente que pranchas são grandes e pesadas, e que se acertarem alguém que esteja se aventurando no mar, elas podem causar ferimentos graves e até mesmo matar. 

Comunique-se com outros atletas

Se você estiver no pico junto a algum outro surfista, e a onda começar a quebrar para os dois lados, comunique ao outro surfista sobre o lado para o qual você pretende remar. Também é esperado que o outro surfista faça o mesmo com você.

Respeite a natureza

Essa é uma regra essencial, mas que mais beira o bom-senso e a verdade é que ela nem deveria precisar ser uma regra. Respeitar a natureza é essencial em qualquer circunstância, incluindo a prática de esportes. Jamais deixe lixo na areia ou no mar, preze pela manutenção desse ambiente que recebe tão bem.

Respeite as pessoas

Por fim, respeite as pessoas que estiverem presentes, assim como os demais atletas. Seja educado, peça desculpas no caso de fazer algo errado e, especialmente, respeite as regras listadas na etiqueta do surfe. Isso com certeza fará de você um atleta melhor.

Agora conte para a gente: você já conhecia a etiqueta do surfe? O que achou das regras que foram incluídas nela? Tem alguma orientação que você acha necessário incluir nessa lista? Vamos adorar saber a sua opinião!