Todos nós gostamos de nos divertir – seja conversando com nossos melhores amigos, assistindo a um novo sucesso de bilheteria ou jogando Jogos de caça-níqueis ou esportes. Este último é talvez o mais popular de todos. E quero dizer… é a minha maneira de me divertir também. Mas por que associamos esportes apenas a alguns dos nomes populares?
Muitas vezes, as pessoas acabam pensando apenas no futebol e em outros esportes de terra quando são questionadas a respeito de esportes. Mas a grande verdade é que existe uma variedade enorme de esportes aquáticos incríveis, e que são muito praticados no mundo todo, especialmente nos países de litoral abundante!
O iatismo, também chamado de “vela”, é um desses esportes. Além de super antigo e tradicional, tendo surgido a partir dos barcos como meio de transporte para o comércio, essa prática também faz uso da tecnologia atualmente, afinal, as embarcações evoluem e o esporte evolui junto.
No post de hoje, você vai ler sobre tudo o que precisa saber sobre esse esporte tão incrível e dinâmico. Preparado? Vamos juntos!
O que é o Iatismo
O iatismo é um esporte aquático, em que se usa a força do vento como impulsionadora das velas para fazer com que o barco se desloque. Geralmente, o esporte acontece no mar, por ser o ambiente ideal: amplo e aberto. As modalidades de iatismo são variadas, e as competições podem se diferenciar de acordo com o número de pessoas e também o número de velas do barco. As provas de iatismo acontecem em etapas, que são chamadas de “Regatas”.
A origem do esporte
O Iatismo não é um esporte nada novo, e sua origem não é de centenas, mas sim de milhares de anos atrás. Pode-se dizer que a prática surgiu junto com os barcos, já que esse era um meio de transporte importante desde milênios atrás.
Não há um registro exato sobre o surgimento do esporte, e podemos encontrar várias referências sobre o ano e país onde este esporte surgiu, incluindo uma versão que diz que o Iatismo como esporte se tornou oficial no ano de 1908, em Londres — alguns anos após o acontecimento da primeira regata olímpica, nos Jogos Olímpicos de 1900.
Vale dizer que, nessa fase do esporte, ele não era nem um pouco acessível, uma vez que, para praticá-lo, era necessário ter um barco, ou seja, demandava bastante recursos financeiros. Por conta disso, o número de praticantes do iatismo também era baixo. Algumas décadas mais tarde, o esporte foi se popularizando e tornando-se mais acessível, passando a contar com atletas dedicados à prática.
O Iatismo nas Olímpiadas
Nas Olimpíadas, o Iatismo é apresentado por homens e mulheres, separadamente, mas também existem algumas classes de eventos mistos e, geralmente, são cerca de 10 tipos de provas, ou “classes”. Dentre elas, podemos citar: RS:X (masculino e feminino), Laser Standard (masculino), Laser Radial (feminino) e Nacra 17 (Misto).
Iatismo como filosofia de vida
Os praticantes do Iatismo costumam dizer que o esporte traz uma sensação incrível de liberdade e que chega a ser mais do que um esporte: uma verdadeira filosofia de vida! E é bem assim mesmo, viu? Afinal, a sensação de estar no mar contando apenas com a força do vento e com as habilidades adquiridas para controlar o barco é realmente maravilhosa.
Para quem tem vontade de se aventurar no esporte, aqui vai uma informação bastante animadora: o iatismo não tem idade, podendo ser praticado até mesmo por crianças (esse, inclusive, foi o mesmo caso, pois comecei a praticar veja quando ainda era muito novo), desde que sob supervisão adequada, e também por adultos e até idosos.
Mas fica aqui a dica: é muito importante que a pessoa faça um curso básico, geralmente com duração de vinte horas ou um pouco mais, para ficar por dentro das principais regras e práticas antes de começar a velejar. Depois disso, é só cair no mar e aproveitar ao máximo o que o esporte tem a oferecer!
Você pratica algum esporte aquático? Escreva nos comentários!